quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cinemascópio: Ciclo "Uma Cidade… Santa como as outras" - Próxima 6ª feira, 28 de Maio: Feios, Porcos e Maus, de Ettore Scola



Cinemascópio - Ciclos de Cinema Temáticos

Ciclo Uma Cidade… Santa Como as Outras

SESSÃO DE SEXTA-FEIRA 28 Maio.2010 - 22H00


Maria Vai com as Outras
Rua de Almada, nº443
Porto

ENTRADA LIVRE

Feios, Porcos e Maus
Brutti, Sporchi e Cattivi

Realizador: Ettore Scola

Com: Nino Manfredi, Francesco Anniballi, Linda Moretti, Maria Bosco, Giselda Castrini, Alfredo D'Ippolito, Marclla Michelangeli, Zoe Incrocci, Giancarlo Fanelli

Duração: 115 min.

Idade: M/16

Género: Comédia/Drama

País de Origem: Itália

Ano: 1976, P/B


SINOPSE

Giacinto Mazzatella (Nino Manfredi), um ex-operário que recebeu um milhão de liras de indemnização após ter perdido um olho num acidente de trabalho, mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes, numa barraca de um bairro degradado da periferia de Roma. Movido pelo egoísmo e pela avareza, esconde o dinheiro que recebeu do seguro e, com medo que alguém o roube, dorme abraçado a uma caçadeira obrigando os outros (mais de 20) a comer, dormir e fazer sexo na mesma divisão da barraca. A situação complica-se quando Giacinto leva para 'casa' uma prostituta e começa a gastar o dinheiro comprando-lhe presentes.
Neo-realismo, sarcasmo, sátira trágico-cómica, com ritmos cruelmente grotescos, "Feios, Porcos e Maus" releva as condições degradantes da vida humana num retrato ímpar da miséria, egoísmo, mentira, promiscuidade, traição, incesto e violência.

http://www.dvdpt.com/f/feios_porcos_e_maus.php


“A arte do cómico, segundo Ettore Scola, é a arte do paradoxo: ao carregar os traços dos personagens, torna mais claros os seus espíritos; ao mostrar o seu comportamento aberrante e obscuro, faz emergir a sua tragédia individual; ao fazê-los viver na podridão, exalta a sua pureza. Se os pobres mendigos de «Milagre em Milão» encontram esperanças numa dimensão metafísica, no limite quase religiosa, os deserdados de Scola são empurrados até aos seus próprios sonhos, medíocres repetições de imagens publicitárias, simbolizando modestas aspirações à sua consumação.
O filme é percorrido por longas panorâmicas circulares, sobre o lúgrube interior da barraca à noite, sobre o bairro de lata, sobre os jovens motards que fazem círculos à volta dos buracos da rua, que sublinham a impossibilidade de saírem desta condição de marginais. Outras figuras de estilo, como a bela tempestade que surge durante a refeição do envenenamento, sob uma luz baixa e um vento forte, fazem passar o filme do naturalismo negro ao fatalismo expressionista. (...) Scola não procura nem o documentário, nem a denúncia explícita. Podíamos mesmo «acusá-lo» de ter, em certo sentido, de lhe retirar rigor histórico, «desprovincializando» o seu microcosmos de bairro de lata para melhor mostrar a essência universal da dor.A dor faz rir, e não é seguramente uma constatação original. O difícil é, como aqui, medir com destreza a libertação do riso mais compulsivo, sem que se produza uma deriva (e portanto uma ocultação) da temática que lhe serve de
inspiração. Ettore Scola não apenas não cai nesta armadilha fatal a alguns cineastas, como evita também a tendência muitas vezes frequente noutros filmes de lançar homilias paternalistas entre dois risos. Ele afasta-se talvez, para os amadores de filmes de mensagem, para um tom excessivamente crú, para um excesso de desespero. Para nós, é mais uma recuperação directa, um rejuvenescimento da mesma semente do cómico popular, que nunca é consolador nem optimista.
Um dos picos do filme é o gigantesco Nino Manfredi: anti-Gepetto por excelência, o seu velho Giacinto está entre as mais memoráveis criações de actores do cinema italiano.
As duas saídas em massa da família de «Feios, Porcos e Maus», para o baptismo e para a pensão da avó, são postas em cenas como invasões dum território estrangeiro para os deserdados. Até quando as suas lutas intestinas retardarão a sua invasão definitiva?

Lorenzo Cordelli
Positif, Jan'77


http://www.cineclubeguimaraes.org/filme.php?id=2482


CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA!




pintar.sete@gmail.com

http://maria-vai-com-as-outras.blogspot.com/

Nenhum comentário: