terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cinemascópio: Ciclo Acaso, Escolhas, Vida - Próxima 6ªf, 06 Fevereiro: Mar Adentro, de Alejandro Amenábar


Cinemascópio - Ciclos de Cinema Temáticos

Ciclo Acaso, Escolhas, Vida


SESSÃO DE SEXTA-FEIRA 06 Fevereiro.2009 - 21H45

A Cadeira de Van Gogh - Associação Cultural
Rua de Morgado de Mateus, nº41
4000-334 Porto

(TOQUEM À CAMPAINHA, PF)

ENTRADA LIVRE

Mar Adentro
Mar Adentro

Realizador: Alejandro Amenábar
Com: Belén Rueda, Javier Bardem, Lola Dueñas, Mabel Rivera, Celso Bugallo, Clara Segura, Joan Dalmau, Alberto Jiménez, Tamar Novas, Francesc Garrido, José María Pou
Duração: 125 minutos, COR
Classificação: M/16
Género: Drama
País de Origem: Espanha/França/Itália
Ano: 2004

SINOPSE

“Ramón (Javier Bardem) é um tetraplégico que está preso a uma cama há 30 anos. A sua única janela para o mundo é a do seu quarto, perto do mar em que tanto viajou mas também onde teve o acidente que lhe roubou a juventude e a vida. Desde então que Ramón luta pelo direito a pôr termo à vida dignamente, pelo direito à eutanásia.
A chegada de duas mulheres vai alterar a sua existência: Julia é uma advogada que está disposta a apoiar a sua luta a favor da eutanásia, Rosa é uma vizinha que não desiste enquanto não o convencer que viver vale a pena. A personalidade de Ramón acaba por cativar as duas mulheres, que são obrigadas a questionar, como nunca até então, os princípios que regem as suas vidas. Ramón sabe que é a pessoa que o ama verdadeiramente que o ajudará a realizar a sua última viagem.
"Mar Adentro", realizado por Alejandro Amenábar ("Os Outros"), é baseado na história verídica de Ramón Sampedro e já conquistou até agora, para além de duas nomeações para os Óscares (Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Maquilhagem), o Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro, o Grande Prémio do Júri e o Prémio de Melhor Actor pela brilhante interpretação de Bardem, no Festival de Veneza, e 14 Goyas, os prémios mais importantes do cinema espanhol, entre os quais os de Melhor Filme, Realizador, Actor e Actriz.”

http://cinecartaz.publico.clix.pt


“Se há filmes que mexem fundo nas emoções humanas - neste caso, pela história, as suas implicações morais e a riqueza humana das personagens -, este é indiscutivelmente um deles. A história de Ramón Sampedro é paradoxalmente um belo espelho da defesa da vida através da reivindicação do direito à morte. E se a história (real) é exemplar na maneira como coloca em perspectiva a ética perante a vida, a explanação cinematográfica dessa história tem o mérito de nos implicar com as personagens e, com isso, tornar-nos parte dela.
Fantástica interpretação de Javier Bardem, que faz confluir para o rosto (os olhos e o sorriso - uma outra forma de chorar.) a transmissão total das suas emoções. Mas o elenco feminino é de uma adequação e beleza interior a toda a prova.
Para além do nuclear, que é o trabalho dos actores e os respectivos retratos humanos (é isso que nos sensibiliza), fica na retina o travelling sonhado de Ramón que desemboca na praia - símbolo do sonho como último reduto de vida.
«Mar Adentro» dá-nos um retrato de um ser humano de uma enorme sensibilidade e convicção que passou por uma situação indigna por causa do questionável quadro legal sobre a eutanásia no seu país. Concorde-se ou não com isso, este é um filme obrigatório para reflectir sobre o assunto. Mas é mais do que isso, é uma história perturbante filmada e interpretada com enorme sensibilidade. “

Jorge Silva - www.7arte.net


Uma iniciativa: Pintar o 7 - Cinema, Cidade, Cultura

Apoio: A Cadeira de Van Gogh - Associação Cultural


CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA!

Próxima sessão, dia 13 Fevereiro 09: A Câmara de Madeira, de Ntshavheni Wa Luruli




pintar.sete@gmail.com

www.acadeiradevangogh.blogspot.com

Nenhum comentário: