segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Cinemascópio: Ciclo Câmara Welles: Perspectiva do Mundo - Próxima 6ªf, 5 Setembro: Citizen Kane/ O Mundo a Seus Pés, de Orson Welles


Cinemascópio - Ciclos de Cinema Temáticos
Ciclo Câmara Welles: Perspectiva do Mundo

SESSÃO DE SEXTA-FEIRA 5 SETEMBRO.2008 - 21H45

A Cadeira de Van Gogh - Associação Cultural
Rua de Morgado de Mateus, nº41
4000-334 Porto
(TOQUEM À CAMPAINHA, PF)
ENTRADA LIVRE

O Mundo a Seus Pés
Citizen Kane

Realizador: Orson Welles
Com: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Ray Collins, George Coulouris, Agnes Moorehead, Ruth Warrick, Erskine Sanford, Everett Sloane

Duração: 119 minutos
Idade: M/12
Género: Drama
País de Origem: EUA
Ano: 1941

SINOPSE
"O Mundo a Seus Pés" de Orson Welles, revela a fascinante história de um magnata cuja grande paixão é o jornalismo e conquistar o amor de todos os que o rodeiam. Com o mundo a seus pés, ele consegue tudo o que o dinheiro pode comprar mas não o amor que parece não saber conservar, terminando na mais completa solidão. Um filme que quebrou com todas as regras do cinema e que introduziu outras completamente inéditas, dando-lhe uma força, que não deixa o espectador indiferente e que lhe conquistou um lugar de topo no mundo do cinema. “
www.dvdpt.com

" Um acontecimento que se renova, este é o filme emblemático de um cineasta, Orson Welles, que os autores da Nova Vaga reconheceram como o que mais vocações despertou no (e para o) cinema moderno.

Valerá a pena, por isso mesmo, sublinhar que não estamos perante um objecto «de museu», sobretudo se entendermos tal classificação no sentido negativo de algo que ficou parado na quietude do tempo e só pode falar do seu «passado». «O Mundo a Seus Pés» é, obviamente, um dos mais extremos objectos de reinvenção formal que a história do cinema regista mas, mais do que isso (e através disso), é também um espantoso mergulho na complexidade dessa prática - a informação - que o nosso século desenvolveu de forma radical.

Que é, então, informar no mundo de Charles Foster Kane? Ou, mais do que isso, o que é a imprensa neste filme rasgado por olhares jornalísticos? É, antes do mais, uma arte contraditória de devolver o real e de o reconverter, de o confirmar e de o alterar. Querem mais moderno?"

João Lopes -www.cinema2000.pt



Uma iniciativa: Pintar o 7 - Cinema, Cidade, Cultura

Apoio: A Cadeira de Van Gogh - Associação Cultural

CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA!´

Próxima sessão, dia 12 Setembro 08: O Quarto Mandamento, de Orson Welles



www.acadeiradevangogh.blogspot.com

Nenhum comentário: