segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cinemascópio: Ciclo O Amor, Esse Desconhecido - Próxima 6ªf, 23 Janeiro: Adeus, Minha Concubina, de Kaige Chen


Cinemascópio - Ciclos de Cinema Temáticos
Ciclo O Amor, esse Desconhecido


SESSÃO DE SEXTA-FEIRA 23 Janeiro.2008 - 21H45

A Cadeira de Van Gogh - Associação Cultural
Rua de Morgado de Mateus, nº41
4000-334 Porto

(TOQUEM À CAMPAINHA, PF)

ENTRADA LIVRE

Adeus, Minha Concubina
Ba Wang Bie Ji
Realizador: Kaige Chen
Com: Leslie Cheung, Fengyi Zhang, Li Gong, Qi Lu, Da Ying, You Ge, Chun Li, Han Lei, Di Tong.
Duração: 164 minutos, COR
Classificação: M/12
Género: Drama
País de Origem: China, Hong Kong
Ano: 1993

SINOPSE

Filme traça paralelo entre a milenar Ópera de Pequim e a história da China recente, com imagens belíssimas e cenas emocionantes

Poucos filmes são mais tocantes do que Adeus minha Concubina. Com um enredo emocionante e uma fotografia belíssima, o realizador Chen Kaige narra, através da saga de dois artistas da tradicional e milenar Ópera de Pequim, as transformações históricas da China moderna. Tudo é impecável, dos cenários à beleza das maquilhagens e figurinos da ópera. E Kaige ainda arremata a sua obra com uma narrativa densa, vibrante, costurando cenas de tal modo que o telespectador não consegue tirar os olhos da tela.
É um dos grandes filmes do novo cinema chinês, que produziu uma safra de realizadores reconhecidos internacionalmente e conhecidos como A Quinta Geração, como Zhang Yimou, Wu Ziniu e o próprio Kage. Desta geração saíram também grandes actores, dos quais sua maior expressão é Gong Li, que faz o papel da prostituta Juxian em Adeus minha Concubina. (…)

Tratamento de choque

Fazer parte da tradicional Ópera de Pequim não é para qualquer um. O trabalho de preparação é rígido e os castigos para os erros, implacáveis. Os artistas têm o seu papel na Ópera, atribuído quando ainda são crianças e especializam-se nele, representando-o durante toda a sua vida. As academias acolhiam crianças órfãs ou de mães que não tivessem recursos para criá-las. Muitos bebés chegavam até a ser abandonadas à sua porta para que tivessem ao menos a perspectiva de melhor sorte nos palcos.
Assim, o jovem Douzi chega, trazido pela mãe, uma prostituta de Pequim, à Academia Toda Sorte e Felicidade, do rigoroso e exigente Mestre Guan Jinfa.
Inicialmente rejeitado pelos companheiros, acaba por ser aceite por Shitou, um dos alunos mais talentosos da turma - e de quem se tornará amigo e parceiro para toda a vida.
Depois de muita resistência e severos castigos corporais, Douzi acaba por aceitar os papeis femininos para os quais é designado. Shitou, por o seu porte ser mais rude, acaba designado para os atléticos papeis militares. Ambos acabam por se especializar, ganhando fama justamente na peça Adeus minha Concubina, representando o rei e a sua cortesã.

Paixão e conflito

Pouco antes da invasão japonesa, Douzi e Shitou, agora mais conhecidos pelos seus nomes artísticos Cheng Dieyi (interpretado por Leslie Cheung) e Duan Xialou (Zhang Fengyi), são a maior atracção de Pequim. Os problemas começam quando Xialou, ignorando as responsabilidades e rigidez exigidos pela sua profissão, apaixona-se por Juxian, a prostituta mais desejada de Pequim, uma bela interpretação de Gong Li. O romance, no entanto, desperta os ciúmes de Dieyi.
Pressionado pelo amor sentido pelo seu parceiro em palco e pelos ciúmes, Dieyi entra em crise e passa a ter um comportamento bastante estranho. Assim, entre conflitos e reconciliações dos três personagens, o realizador Chen Kaige vai descortinando os segredos da Ópera e da China.”

www.europanet.com.br

Uma iniciativa: Pintar o 7 - Cinema, Cidade, Cultura

Apoio: A Cadeira de Van Gogh - Associação Cultural

CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA!


Próxima sessão, dia 30 Janeiro 08, Intervalo Animado: As Aventuras de Azur e Asmar, de Michel Ocelot


pintar.sete@gmail.com

www.acadeiradevangogh.blogspot.com

Nenhum comentário: